quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Acupuntura na Area Ginecológica

ACUPUNTURA E GINECOLOGIA

Na Medicina Tradicional Chinesa, independente do problema ginecológico que a paciente possua, suas causas e justificativas serão sempre as mesmas. Isso significa que uma paciente que tenha cólica, TPM ou períodos menstruais irregulares possuem, no geral, os mesmos problemas que uma mulher que não consegue engravidar ou que já tenha sofrido um aborto.

Em resumo, podemos afirmar que a mulher que possui cólica hoje, pode ser a mulher que terá dificuldades em engravidar amanhã.
Com base nesta afirmação, podemos trabalhar para que certos problemas não aconteçam na paciente, exaltando assim a prevenção de certas doenças, e não meramente a cura das quais já existem.

No geral, existem 2 tipos de doenças ginecológicas:

1) As doenças de Deficiência:

- São divididas em 2 Tipos:

A) Deficiência de Qi (energia) --> sempre que ao corpo falta energia, em longo prazo teremos problemas na circulação de sangue. Isso se dá porque a principal função do Qi é aquecer e mover o sangue dentro dos vasos. Se por algum motivo uma paciente desenvolve uma deficiência de energia, seu sangue ficará parado (ao que chamamos de estase de sangue), e as seguintes situações podem ocorrer:

A.1) Cólica Menstrual: com o sangue parado, a reação do útero é de se contrair para expulsar o mesmo. A cólica menstrual, nada mais é do que a contração exagerada do útero na tentativa de liberar o sangue da menstruação. Portanto, uma Deficiência do Qi --> Estase do Sangue --> Cólica (também conhecida como Dismenorréia).

A.2) Período Menstrual Atrasado: uma deficiência de energia poderá causar menstruação atrasada (ciclos superiores a 40 dias). Isso acontece pela falta de potência do Qi em movimentar o sangue para o útero, e causar a menstruação.


Exceção: se a deficiência do Qi for do Baço, este órgão irá falhar em sua função de manter o sangue dentro dos vasos, e assim, a menstruação será adiantada e abundante.

A.3) Ameaça de Aborto: uma mulher grávida que possua uma deficiência de Qi poderá sofrer de ameaça de aborto. Isso acontece pois sem energia o sangue não se moverá em direção ao útero e causará a má nutrição e oxigenação do feto, que entrará em sofrimento. Se o corpo entender que o feto está em sofrimento, o mesmo "rejeitará" a criança, e a mãe irá abortar.
Neste mesmo caso, também é possível observar um feto que não cresce adequadamente para o período gestacional.

A.4) Infertilidade: Se ao corpo falta energia, como já explicado anteriormente, o sangue não se moverá para o útero, ou então, ficará estagnado no mesmo. Nas duas situações a mulher será incapaz de engravidar. Em um primeiro momento, a energia incapaz de mover o sangue para o útero, gerará um útero sem sangue incapaz de gestar, assim, o corpo "impede" a gravidez. Em um segundo momento, com estase de sangue, a mulher será estéril pois o sangue no útero não se renova, o que impediria uma boa formação fetal, assim, o corpo impede, também, a gravidez.

E O QUE GERA DEFICIÊNCIA DE QI EM NOSSO CORPO?

1) Alimentação Irregular ou Inadequadada --> comer estressado, com pressa, em períodos afastados ou comer pouco, com falta de nutrientes essenciais, fará com que o corpo não transforme energia suficiente.

2) Estresse emocional --> Sentimentos como a preocupação, raiva, frustração, tristeza, pesar, entre outros, causam no corpo, em um primeiro momento a estagnação de Energia. Em longo prazo, com essa energia parada, o corpo entende que não precisa produzir em maior quantidade algo que não está sendo utilizado, assim, o Qi é menos produzido e entra em deficiência.

3) Excesso de Trabalho sem Repouso Adequado, Excesso de Atividade Física, Excesso de Atividade Sexual --> Essas 3 situações levam os órgãos transformadores de energia ao estresse de funcionamento.
- Na atividade sexual, o Rim perde energia vital (Jing) e seu Yang, e a energia Original (Yuan Qi), que nutre os meridianos, não poderá ser produzida.

- Na Atividade Física e Excesso de Trabalho, o Baço Pâncreas que mantém a força muscular e a atividade intelectual, entra em colapso, e irá falhar na produção de Gu Qi (energia dos alimentos) que é a base da formação das demais energias essenciais ao corpo, como a Wei Qi (energia de defesa), a Ying Qi (energia Nutritiva) e o Qi Original.

Portanto, até o momento podemos concluir que uma mulher que se alimenta adequadamente, evita se estressar e não abusa do sexo, da atividade física e que descansa adequadamente após trabalhar, evitará problemas ginecológicos, bem como outras muitas doenças.

É interessante saber, que os órgãos que mais sofrem com a Deficiência de Qi são:
** Baço-Pâncreas --> Pois produz o Gu Qi
** Pulmão -->Pois produz Wei Qi e Ying Qi
** Rim --> Pois produz a Yuan Qi
** Fígado --> Pois possui a função de manter o fluxo harmônico de Qi para todos os órgãos do corpo.

O segundo tipo de Doença de Deficiência é:

B) Deficiência de Sangue (Xue): Se ao corpo falta Sangue, é fácil compreender que a mulher terá problemas menstruais e de fertilidade, pois a base da menstruação, do ciclo reprodutivo, da gestação e do desenvolvimento do feto é o sangue.
É importante saber que o sangue é DEFICIENTE e não INEXISTENTE, o que significa que ele existe, porém é fraco ou em baixo volume. Com isso, teremos os seguintes problemas:

B.1) Cólica Menstrual: com o sangue parado,por não ter volume para circular, a reação do útero é de se contrair para expulsar o mesmo. Assim como acontece na deficiência de Qi, haverá dismenorréia.

B.2) Período Menstrual Atrasado ou Suspenso (amenorréia): uma deficiência de sangue poderá causar menstruação atrasada pois não haverá volume de sangue para causar a menstruação. Em casos mais severos, o ciclo pode ficar totalmente suspenso, e a mulher poderá ficar meses, até mesmo anos sem menstruar.

B.3) Ameaça de Aborto: uma mulher grávida que possua uma deficiência de Sangue não será capaz de nutrir o feto adequadamente, e o aborto será inevitável.

B.4) Infertilidade: Se ao corpo falta sangue, não haverá menstruação, portanto, não haverá ovulação. Sem ovulação, não há, em nenhuma hipótese, a possibilidade de uma mulher gestar.

E O QUE GERA DEFICIÊNCIA DE SANGUE EM NOSSO CORPO?

Tudo que causa uma Deficiência de Energia (Qi), pode também ser a causa de uma deficiência de Sangue no organismo. Se não há Qi, o sangue não se move. Ao entender que o sangue não se move, o corpo irá reduzir sua produção. Tudo no corpo funciona sob demanda.

Além dos fatores que causam a Deficiência de Qi, existem mais 2 causas para a Deficiência do Sangue:

1) Alimentação pobre em alimentos produtores de Sangue --> Se uma paciente não ingere alimentos que formam sangue, o corpo será incapaz de produzí-lo em um bom volume, e se produzir, o mesmo será fraco. Esta é a mesma base da Anemia.

2) Hemorragia intensa por muitos anos, ou perda de sangue --> uma mulher que possui menstruação intensa por muitos anos ou que tenha sofrido um acidente ou cirgurgia com grande perda de sangue, irá fazer com que o Baço (órgão produtor de sangue) se estresse para compensar a produção do sangue perdido. Isso faz com que, em longo prazo, a produção de Xue se torne deficiente, pois o órgão, colapsado não será mais capaz de manter sua função.

MAS HÁ TRATAMENTO?

Apesar das doenças de Deficiência possuírem um processo de cura mais lento que as doenças de Excesso (que serão discutidas no próximo post), elas também possuem cura. Para isso é necessário identificar a causa do prolema.

Se a doença for de Deficiência de Energia, serão utilizados pontos para tonificar a Energia do paciente e os órgãos afetados pela mesma. A fitoterapia também é indicada.

Se a doença for de Deficiência de Sangue, pontos para nutrir o sangue serão utilizados, bem como a fitoterapia para ajudar no processo. Porém, há que se fazer uma orientação quanto a alimentação da paciente, que se estiver inadequada, não haverá acupuntura ou fitoterapia que resolverá o problema.

Fonte : http://facilitandoacupuntura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário